Assessoria: A Fada Madrinha dos Casamentos

Planejar um casamento não é uma tarefa fácil. São muitos os requisitos a serem cumpridos: Vestuário, decoração, trilha sonora, convites, locação, fotografia, buffet… Sem contar a adequação aos prazos e orçamento. Tudo isso, em conjunto com a ansiedade e a expectativa próprias do casamento, pode terminar por causar mais estresse do que prazer aos noivos durante esse momento tão importante de suas vidas. É por esse motivo que surgiu a assessoria de casamento!

Antigamente, os casamentos eram eventos relativamente pequenos, bem intimistas, contando apenas com a presença de familiares e alguns amigos próximos. Os profissionais da área também eram poucos.

Foi somente a partir de 1981, após o casamento do Príncipe Charles com Lady Diana — um dos eventos mais populares da história recente e de enormes proporções —, que se popularizaram os casamentos de maior escala e se iniciou um crescimento desse mercado. É nesse cenário que a assessoria de casamento ganha um papel de destaque.

Trata-se de um ou mais profissionais, dotados de conhecimento e experiência no mercado de eventos, que ficam encarregados da organização total ou parcial do casamento. Tirando dos noivos algumas das preocupações com os preparativos.

Vamos começar então explicando os três tipos diferentes de assessoria que podem fazer parte de um casamento, seja de modo isolado ou em conjunto. São eles: Consultoria, assessoria completa e assessoria parcial ou cerimonial.

Consultoria

É um encontro realizado entre os noivos e um consultor. Ocorre, geralmente, logo no início dos preparativos para o casamento, mas pode voltar a acontecer caso haja necessidade. Durante esse(s) encontro(s) o casal apresenta suas ideias e parâmetros para o evento e o consultor os auxilia na escolha dos fornecedores mais adequados, calculando uma base de orçamento e oferecendo dicas pontuais para uma melhor organização dos preparativos.

Assessoria Completa

Esse tipo de assessoria é indicado para casais que possuam uma agenda apertada ou que morem muito longe do local em que o evento ocorrerá.

Aqui, após a consultoria, os profissionais de assessoria continuam acompanhando os noivos durante todo o processo de organização do casamento. Cuidam do layout dos convites e cardápios, da contratação de fornecedores, da organização dos prazos e orçamento, das degustações, entre outros detalhes. A assessoria fica responsável também por garantir a montagem correta da cerimônia e da festa no dia marcado e pela resolução de possíveis pendências restantes após o evento.

Assessoria Parcial

Nessa assessoria, que começa algumas semanas antes do evento, são marcadas algumas reuniões entre noivos e assessores, nas quais os primeiros relatam como será o dia de seu casamento e quem são os envolvidos nos preparativos. A partir daí, os profissionais ficam encarregados do cronograma do evento, da montagem e desmontagem dos componentes e da organização da cerimônia. No dia marcado, eles acompanham de perto o desenrolar dos processos e cuidam para que nada fuja do combinado.

As funções de um profissional de assessoria são inúmeras, entre elas podemos citar:

  1. Recomendar espaços para eventos que se adequem ao orçamento e ao estilo que os noivos idealizam para o casamento;
  2. Sugerir fornecedores para cada segmento do evento (buffet, decoração, buquê, etc.;
  3. Pode auxiliar no planejamento de outros eventos que fazem parte do casamento, como chá de panela e despedida de solteiro;
  4. Montar um cronograma para o dia do evento;
  5. Participar de degustações, provas de vestuário e testes de maquiagem;
  6. No dia marcado, supervisionar a montagem do evento e receber entregas;
  7. Lidar com imprevistos antes que os noivos tomem conhecimento dos mesmos, evitando aborrecimentos;
  8. Receber os convidados e orientá-los;
  9. Entregar o buquê nas mãos da noiva;
  10. Ajeitar o véu e a cauda do vestido da noiva minutos antes de sua entrada na cerimônia;
  11. Informar os músicos a respeito do tempo em que cada música deve ser tocada;
  12. Ajudar a reunir os convidados para as fotos;
  13. Fazer contagem das sobras da festa;
  14. Preparar kit de primeiros socorros e Kit Toilette;
  15. Guardar pertences perdidos durante o evento.

Mas como escolher uma assessoria para o meu casamento? Vale a pena contratar uma?

Antes de contratar uma assessoria, é importante saber se esse serviço cabe no seu orçamento e se você se sente à vontade em não participar tão ativamente dos preparativos para o seu grande dia.

Se qualquer uma das questões for um empecilho, uma solução pode ser contratar uma consultoria ou a assessoria parcial, que não se envolvem tanto no evento e acabam saindo mais em conta.

Lembre-se de que a assessoria pode ser uma verdadeira fada madrinha durante o processo potencialmente estressante que é a preparação de um casamento.

Caso decida fazer uso do recurso, a dica é iniciar uma pesquisa bem detalhada. Fale com amigos e conhecidos que já tiveram contato com esse tipo de serviço e peça indicações, procure avaliações em sites especializados e desconfie dos preços muito abaixo da média. Contratar uma assessoria ruim pode acabar gerando muito mais estresse do que cuidar sozinho dos preparativos.

 

Texto e Imagens: JW Fotografia.