Como escolher a data perfeita para o seu Grande Dia!

Uma das primeiras decisões a serem tomadas durante a preparação de um casamento, a escolha da data em que ele será realizado, é uma tarefa crucial, que influenciará todo o andamento da organização. São muitos os fatores que podem acabar te influenciando nesse momento e é bem possível que você se sinta um pouco perdido, por isso, o artigo da semana vem trazendo dicas e informações valiosas para te ajudar a escolher a data perfeita para o seu grande dia!

Ao contrário do que muitos pensam, o período ideal para realizar um casamento não é universal, ou seja, cada época oferece suas próprias vantagens e desvantagens, que devem ser pesadas de acordo com os requisitos pessoais de cada casal. Por exemplo, se deseja realizar a cerimônia ao ar livre, os meses referentes ao inverno não são os mais indicados, justamente por conta das temperaturas baixas. Entretanto, se deseja uma decoração mais aconchegante, com lareiras e muitas velas, o inverno pode ser a época perfeita para você.

Tendo isso em mente, sigamos com um panorama sobre cada uma das estações do ano e seus respectivos meses.

Verão

Compreendido entre 21 de dezembro e 20 de março, essa estação oferece dias mais longos e iluminados que convidam a uma cerimônia ao ar livre. É a época ideal para uma decoração com cores mais vibrantes e casamentos na praia.  Contudo, trata-se de um período chuvoso que exige precauções especiais.

Caso pretenda se casar nessa estação, é importe se atentar a alguns detalhes:

  • Dress code: É interessante flexibilizar o código de vestimenta do seu casamento em função das altas temperaturas, para que seus convidados se sintam mais à vontade em seus trajes;
  • Maquiagem: O calor pode acabar estragando a maquiagem da noiva, bem como das madrinhas e convidadas, por isso, cuidado com os excessos.
  • Buffet: Sirva pratos mais leves e/ou refrescantes, como saladas e sobremesas geladas;
  • Horário: Realizar a cerimônia à noite pode ser uma alternativa para fugir das altas temperaturas e do Sol forte;
  • Climatização: Tratando-se de locais fechados, confira se estes oferecem boas condições de ventilação e/ou ar condicionado;
  • Comemorações: O verão é a estação mais badalada do ano. É nesse período que ocorrem as festas corporativas de final de ano, o Natal, o Réveillon, o Carnaval e as férias escolares. Por esse motivo, casar-se nessa época pode acabar sendo desgastante para você e para seus convidados. Além disso, é possível encontrar algumas dificuldades no fechamento de espaços e serviços;
  • Viagens: Entre os meses de dezembro e janeiro, é comum que as pessoas estejam viajando, por tratar-se de um período de férias. Assim sendo, muitos não poderão comparecer ao seu casamento. Recomenda-se então, enviar os convites com um pouco mais de antecedência.

Outono

Situado entre 20 de março e 21 de junho, é uma estação de temperaturas mais amenas e clima mais seco. Ideal para casamentos com decoração mais rústica, flores em tons quentes e folhagens secas.

Abril é um mês bastante procurado, portanto, pode pesar mais no orçamento. Maio, apesar de ser o mês oficial das noivas, já não é mais tão concorrido, por conta do dia das mães e da aproximação do dia dos namorados. Junho também não é um mês com alta procura.

Além disso, a estação sofre com a escassez das flores, o que pode aumentar os gastos com buquê e decoração.

Inverno

Ocorre entre 21 de junho e 23 de setembro, contando com temperaturas baixas e poucas chuvas. Indicado para casamentos mais tradicionais, que exigem trajes mais elegantes. É um período de baixa, por isso, oferece bons preços.

Julho caracteriza-se pelas férias escolares, sendo assim, é preciso convidar seus conhecidos com antecedência, evitando que marquem viagens. Já agosto, considerado o “mês do desgosto” ou “mês do cachorro louco” sofre com a baixa demanda por conta da superstição, além do frio. Porém, é um mês com ótima iluminação natural, excepcionalmente aos finais de tarde, dando margem a fotografias ainda mais exuberantes.

O inverno é a estação ideal para uma decoração mais aconchegante, com uso de velas e lareiras, e para menus mais encorpados, com carnes vermelhas, fondues, caldos, sopas e vinhos.

Primavera

Com início em 23 de setembro e término em 22 de dezembro, a primavera é a estação perfeita para cerimônias ao ar livre. Apresenta tempo firme com temperaturas agradáveis e dias que começam a se tronar mais longos. Também é a melhor época para as flores, os preços são mais baixos e é possível encontrar a maior parte das espécies em sua melhor forma.

Setembro é hoje o mês mais concorrido, e já está sendo considerado o novo mês das noivas. Por essa razão, é preciso planejar com cuidado e antecedência, para não acabar perdendo fornecedores ou extrapolando o orçamento.

Outubro também apresenta forte procura, por estar situado no auge da estação.

Antes de escolher a data para o seu casamento, é importante prestar atenção em alguns fatores mais, como:

  • Agenda das igrejas, caso pretenda se casar em uma;
  • Feriados e emendas, nos quais seus convidados poderão estar com viagem marcada;
  • Finais de campeonatos de futebol, aniversário da cidade e outros grandes eventos, que prejudicam o trânsito e causam atrasos;
  • Elevação dos valores segundo a demanda, ou seja, saber que meses mais concorridos pesam mais no orçamento;
  • Aumento do preço dos pacotes de viagens em períodos de férias, como janeiro e julho, que pode encarecer sua lua de mel.

Bom, agora você já sabe o que cada estação do ano é capaz de oferecer. Some isso às suas exigências para um casamento perfeito e a escolha da data ideal estará garantida!

Texto e Imagens: JW Fotografia.