O tema “Como organizar seu Mini Wedding em Casa” tem sido cada vez mais procurado no Google.
Afinal, esta é uma ótima opção para aqueles que desejam uma cerimônia mais íntima, contam com o espaço de alguma propriedade da família ou possuem um orçamento limitado.
Além disso, o distanciamento social, decorrente da pandemia, trouxe aos noivos novos hábitos e a valorização do ambiente doméstico. Por esse motivo o artigo de hoje vem trazendo dicas para você organizar seu mini wedding em casa.
Antes de mais nada, é importante entender que ter um bom planejamento é essencial. São muitas as coisas a se pensar e fica fácil se perder no caminho.
Finalmente, para te ajudar nessa missão, você pode experimentar montar um planner para o casamento, assim tudo ficará anotado e será mais difícil esquecer desse ou daquele detalhe.
![](https://jwfotografia.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Making-Of-Noiva-10-1024x684.jpg)
O Espaço
Primeiramente, o que deve-se pensar antes de organizar um casamento em casa é no espaço disponível. O mais recomendado é que sua casa tenha um jardim ou uma quintal relativamente amplos que proporcionem mais possibilidades e maior conforto aos seus convidados. Porém, nada o impede de realizar o evento na parte interna da residência, isto pode até mesmo tornar-se um plano B em casos de chuva, por exemplo.
É preciso lembrar que um casamento conta com diferentes cenários, como altar (caso a cerimônia seja realizada no mesmo local), pista de dança, bar, lounges e ainda com as áreas específicas para que os fornecedores possam executar suas funções. Você deve calcular todos esses espaços e pensá-los de modo que os presentes consigam circular confortavelmente pelo evento. Este cálculo poderá influenciar muitas escolhas, inclusive o número de convidados.
![](https://jwfotografia.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Making-Of-Noiva-55-1024x683.jpg)
Trânsito local e vizinhança
A depender do tamanho do evento, a chegada de diferentes veículos na região pode gerar alguns transtornos no trânsito local. Para evitar esta situação, você pode contratar um serviço especializado para ajudar seus convidados a estacionarem seus veículos ou um meio de transporte coletivo, responsável por levá-los ao local da cerimônia.
Lembre-se de seus vizinhos! Seja atencioso e notifique os moradores da rua a respeito da ocasião. Procure não se exceder na duração do evento, até tarde da noite, nem se exaltar com o volume da música. Caso a residência faça parte de um condomínio, esteja a par das regras do lugar para evitar possíveis transtornos.
![](https://jwfotografia.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Making-Of-Noiva-60-1024x683.jpg)
Cuidados com a Casa
Preocupe-se também com objetos frágeis ou de valor que normalmente ficam à mostra em sua casa. Tome o cuidado de guardá-los para evitar acidentes. Outra dica é trancar as portas de determinados ambientes, nos quais a presença dos convidados não é bem-vinda. Prefira utilizar áreas de uso comum.
Para evitar a danificação da mobília, você pode apostar no aluguel de móveis e dar um ar totalmente novo à residência para o dia D.
Não esqueça de pensar na limpeza durante e após o evento. Havendo acidentes ou não, ainda será preciso realizar a limpeza do local no pós festa.
![](https://jwfotografia.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Making-Of-Noiva-83-1024x683.jpg)
Cardápio e Decoração
Não existem regras quanto a isso, no entanto, um casamento intimista como um mini wedding combina bastante com um estilo mais casual, que pode se refletir tanto na decoração quanto no cardápio. Finger foods e ilhas gastronômicas são boas opções para esse tipo de casamento, mas também há espaço para outros tipos de buffet mais tradicionais, tudo vai depender do estilo do casal.
![](https://jwfotografia.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Making-Of-Noiva-105-1024x683.jpg)
Outros Detalhes
Um casamento em casa é uma oportunidade para apostar em uma maior personalização de setores como papelaria, lembrancinhas e decoração. Como não será preciso reservar parte do orçamento para o aluguel da locação, aproveite a ocasião para investir nos detalhes.
Achou complicado? Considere contratar uma assessoria de eventos. Além de proporcionar aquela mãozinha na organização do grande dia, tratando-se de um home wedding, ela poderá também ajudar você a fazer uma avaliação adequada do local e oferecer um direcionamento quanto à infraestrutura necessária para a realização do evento.
Para finalizar, em eventos maiores pode ser preciso contratar serviços extras como banheiros químicos, quando a casa não oferece banheiros o suficiente para o número de convidados, geradores, para evitar quedas de energia e sobrecarga do sistema elétrico, coberturas, para caso de chuva, entre outros aparatos.
Texto e Imagens: JW Fotografia.