Conheça sobre o Mini Wedding.

 

Com o crescimento e as mudanças sofridas pela indústria de casamentos nos últimos anos, muitos estilos de cerimônia, além do tradicional, têm ganhado força e popularidade, como é o exemplo do Elopement Wedding (ou casamento a dois), do Destination Wedding, dos casamentos realizados fora dos salões ou igrejas e do Mini Wedding, que será nossa pauta de hoje.

O Mini Wedding, ou mini casamento em bom português, é uma modalidade de casamento que tem como foco a celebração do amor de forma mais intimista e aconchegante, por isso possui proporções menores, para até 60 convidados.

Nesse tipo de casamento busca-se deixar de lado toda a ostentação e o luxo dos casamentos mais tradicionais e voltar às origens, retomando o verdadeiro significado da união entre duas pessoas, junto àqueles que realmente fazem a diferença na vida dos noivos. Sendo assim, é possível notar que as pessoas são um elemento muito importante no Mini Wedding, já que numa cerimônia de pequeno porte interagir de forma íntima e descontraída com cada um dos convidados torna-se uma tarefa possível de ser realizada.

Muitos noivos apostam no Mini Wedding por tratar-se de um formato mais econômico, porém, tal fato não é uma regra. É comum que ocorra também um redirecionamento dos gastos, quando o casal escolhe investir em bebidas mais sofisticadas, em um Buffet de maior qualidade ou em lembrancinhas com um custo mais elevado, tudo para levar o melhor a quem mais importa em suas vidas. Por outro lado, o Mini Wedding permite que os noivos participem ativamente de cada detalhe, podendo participar da confecção das lembrancinhas ou da montagem da decoração, por exemplo, o que tende a diminuir os gastos.

Confira agora o passo a passo para organização do seu mini casamento.

 

  1. A lista de convidados

Uma tarefa que costuma tomar algum tempo dos noivos quando se trata de casamentos tradicionais acaba se tornando bem mais simples com a ideia de um Mini Wedding. Aqui se costuma convidar somente  familiares e amigos muito próximos e não há espaço para parentes distantes ou amigos de amigos.

 

  1. O local

É fato que o número reduzido de pessoas abre espaço para muitas opções de locação diferentes das que se veem em casamentos de grande porte. O Mini Wedding pode ser realizado em um sítio, na praia, na casa de campo da família, no jardim da casa dos pais de um dos noivos, em um restaurante ou bistrô, em um hotel ou em qualquer outro lugar. O importante é que o local escolhido seja aconchegante e reflita a personalidade do casal.

 

  1. A decoração

A decoração dos casamentos nesse formato costuma ser no estilo Boho, Vintage ou Rústico, porém não há regras. A dica é apostar nos detalhes para dar um toque de sofisticação e personalidade à festa, mas deve-se evitar o exagero, a ideia aqui é criar uma atmosfera informal e acolhedora.

 

  1. O buffet

Aproveite o reduzido número de convidados para investir em um cardápio mais variado e elaborado. Você pode oferecer carnes, saladas e massas diversas. Food Trucks e Finger Foods também são bem-vindos. Caso o cenário do seu grande dia seja um restaurante ou bistrô, lembre-se de escolhê-lo também por seu cardápio e não apenas baseado em sua aparência.

Para os doces não é diferente, aposte na variedade e aproveite para criar algo mais personalizado e único.

 

  1. A lembrancinha

Invista em lembrancinhas que apresentem algum significado especial e que possuam uma utilidade prática, como vasinhos de plantas e ecobags por exemplo. Também é interessante personalizar a lembrança de acordo com cada convidado, criando assim mimos ainda mais encantadores e inesquecíveis.

E então, se identificou? Acha que seu casamento deveria ser um Mini Wedding? Esperamos ter te inspirado e até a próxima.

 

Texto e Imagens: JW Fotografia.