Dicas para escolher o topo de bolo ideal para o seu casamento!

 

O topo de bolo é uma peça clássica dos casamentos, responsável por dar aquele toque especial na estrela da mesa de doces. Hoje, o que não falta é opção, existem inúmeros modelos diferentes para agradar todos os gostos, dos casais mais divertidos aos mais sofisticados. Continue com a gente e confira as dicas que separamos para ajudar você a escolher o topo de bolo ideal para o seu casamento.

Não se sabe ao certo quando ele foi inventado, mas o topo de bolo começou a se popularizar nos Estados Unidos, entre as famílias com um poder aquisitivo mais elevado, no período anterior à guerra civil americana.

No início, essa peça decorativa não era tão sofisticada. Era feita a mão por membros da família ou por um confeiteiro, utilizando glacê e materiais não comestíveis, mas poderiam flores ou qualquer outro objeto que representasse os noivos. A partir de 1900, antes de passar a ser produzido de maneira comercial, o topo de bolo era feito de vidro, papel ou madeira.

Primeira Dica: Personalizar

Atualmente a maior tendência no âmbito dos casamentos é a personalização e para o topo de bolo não é diferente. A peça já não é mais uma representação genérica do casal, ela deve refletir sua personalidade. O topo pode se parecer com os noivos ou fazer referência a um interesse que os dois têm em comum. Tudo vai depender da sua criatividade.

 

Segunda Dica: Atenção à Decoração

Antes de escolher o seu topo de bolo, é fundamental que você já tenha em mente um plano de decoração. A mesa de doces é geralmente a área que mais recebe atenção durante a festa de casamento e tudo nela precisa estar em perfeita harmonia. Não vale investir em um topo de bolo com bandeirinhas e depois optar por fazer um casamento no estilo clássico e elegante, os dois certamente não combinam. Além disso, você pode acabar escolhendo um topo fora da sua paleta de cores, por isso decida primeiro os detalhes da decoração, para então procurar por um topo de bolo que se adeque a ela.

 

Terceira Dica: Atenção ao Bolo

Antes de sair procurando pelo seu topo de bolo ideal, é importante considerar o formato, tamanho e cores do seu bolo de casamento, pois isso fará toda a diferença na hora de escolher a peça mais adequada. Outra dica é pensar no peso do adorno, pois alguns poderão precisar de um suporte especial por dentro do bolo para que fiquem no lugar. Consulte seu confeiteiro (a).

 

Quarta Dica: Atenção aos Prazos

Na maior parte das vezes, ainda mais quando personalizados, os topos de bolo são itens feitos por encomenda, por esse motivo é preciso estar atento aos prazos de confecção e entrega. Se possível, faça o pedido com muita antecedência para que possa avaliá-lo e pensar em outra opção caso o resultado não seja o esperado.

Quinta Dica: Cuidado com as Compras Online

Como já dissemos no artigo sobre sapatos de noiva, compras pela internet podem ser uma furada. Sabemos que não é possível atestar a qualidade do produto através de fotos e o resultado pode ser decepcionante. Se preferir comprar pela internet, procure por indicações de conhecidos e leia avaliações de clientes anteriores, compre somente de sites e vendedores confiáveis.

 

Sexta Dica: Material

Deixe o biscuit e o papel de lado. Prefira materiais mais sofisticados como madeira, porcelana, cerâmica e acrílico.

Tipos de topo de bolo

Os tipos são muitos e não param de surgir, confira alguns:

  • Casais de animais, como raposas, cervos, corujas, pássaros… Ideais para casamentos mais rústicos e campestres;
  • Casais de personagens, para noivos mais divertidos;
  • Flores e frutas, para um estilo mais tradicional e romântico;
  • Bandeirinhas, uma boa pedida para um casamento de estilo mais informal;
  • Noivinhos de porcelana, indicado para casamentos mais clássicos;
  • Formas geométricas, para os casais mais modernos;
  • Monogramas, frases, palavras e silhuetas são populares e muito adaptáveis;

 

Texto e Imagens: JW Fotografia.