Lembrancinha: Origem e opções criativas para a sua!

Oferecer um pequeno presente àqueles que fizeram parte do seu dia já é considerada uma tradição. Não apenas nos casamentos, mas também em outras ocasiões importantes, como nascimentos e aniversários. A lembrancinha não se trata de uma obrigação, mas de uma forma de retribuir o carinho daqueles que estiveram presentes para compartilhar da sua felicidade.

Mas você sabe como surgiu esse costume? Uma das versões para essa história é a de que, na Inglaterra do século XVI, os noivos presenteavam seus convidados com laços de renda e fita, que representavam sua união. Mais tarde, os aristocratas teriam evoluído a lembrança para bombonieres de porcelana, cristal ou pedras preciosas. Já na Europa Medieval, a tradição era dar amêndoas cobertas por açúcar, que eram entregues em quantidade ímpar, geralmente de cinco em cinco, cada uma representando um desejo do convidado para os noivos: longevidade, saúde, riqueza, fertilidade e felicidade.

Atualmente existem centenas de opções de lembrancinhas no mercado, ficando a critério dos noivos a escolha daquela que mais combina com eles e com a temática do evento. Entre as mais utilizadas estão o tradicional bem-casado, o chinelo e, ainda hoje, as amêndoas revestidas por açúcar.

É comum cair na mesmice quando o assunto é lembrancinha, com tantos detalhes para resolver, o mimo dos convidados acaba ficando de lado e os noivos acabam optando por opções pouco inovadoras. Porém, acreditamos que todo casal deseja oferecer o melhor para aqueles que celebram seu amor e, por isso, trouxemos alguns modelos de lembrancinha para que você possa surpreender seus convidados.

  1. Sabonetes personalizados;

Econômico e super adaptável, pode ser confeccionado nos mais diferentes formatos e acompanhar o tema da festa, além de permitir o uso da sua fragrância preferida para perfumar o salão e a casa de seus amigos e familiares.

  1. Sais de banho;

Uma lembrancinha sofisticada e de extremo bom gosto. Um mimo para aquele convidado que passou a noite inteira aproveitando a pista de dança.

  1. Suculenta ou sementes;

Delicada e ecológica.  A pessoa que os receber poderá usá-los para decorar a casa ou o jardim.

  1. Kit ressaca;

Outra opção de grande valia para aqueles convidados mais animados, o kit contém a receita básica para curar a ressaca e outros efeitos pós-festa: Efervescentes para o estômago, comprimidos para dor de cabeça, medicamentos para aliviar o fígado, somados a alguns chicletes ou pastilhas mentoladas. Alguns kits contêm ainda receitas de sucos “pós-balada”.

  1. Caixa de doces;

Em meio a tantas delícias, nem sempre é possível provar todos os docinhos da festa. Pensando nisso, que tal preparar uma caixa enfeitada com cada um deles e permitir que seu convidado leve o gostinho do seu casamento para casa?

  1. Ecobag;

Seja para uso no dia a dia, para ir à feira ou ao mercado, a Ecobag é uma lembrancinha para lá de útil e que comporta estilização.

  1. Marca páginas;

Os marca páginas são outra lembrancinha difícil de ser descartada.

  1. Descanso de copo;

Aquele item indispensável na hora de preservar seus móveis, o descanso de copo também é um objeto muito bem-vindo.

  1. Caderno de anotações;

Usado para lista telefônica, agenda, anotações ou o que mais desejar, cadernos de anotações parecem nunca ser suficientes. Dê um para o seu convidado e ele rapidamente encontrará um uso para ele.

  1. Vela aromatizada;

Faça seus amigos e familiares se lembrarem de você quando a fragrância invadir sua casa.

Essas são apenas algumas dos vários tipos de lembrancinha que você poderá encontrar casamentos à fora. Dia após dia, novas formas criativas de presentear seus convidados são compartilhadas na internet e nada te impede de criar a sua própria!

E aí? Pretende colocar alguma das nossas opções no seu grande dia?

 

Texto e Imagens: JW Fotografia.