Pré-Wedding: O que é, finalidades e dicas.

Ensaio pré-wedding ou pré-casamento, como o próprio nome diz, é o ensaio realizado pelos noivos alguns meses antes da cerimônia nupcial. Com seu jeito mais descontraído, contrastante com as fotos mais tradicionais do dia do casamento, o pré-wedding já virou moda entre os casais.

Trata-se de um momento de descontração entre os noivos durante os meses mais corridos dos preparativos para a cerimônia, é uma forma de eternizar em grande estilo os últimos momentos do casal antes da vida de casados.

Além do valor sentimental, esse tipo de ensaio pode ser utilizado para muitas outras finalidades, mais práticas, como por exemplo:

  • Save The Date: Uma forte tendência dos casamentos atuais, o save the date funciona como uma espécie de pré-convite de casamento, para deixar os convidados atentos quanto a data do evento. São duas as opções: Selecionar uma ou mais fotos e fazer uma edição, ou utilizar, durante o ensaio, algum acessório para indicar a data do casamento, que pode ser uma plaquinha ou um quadro negro, por exemplo.
  • Site do casamento: Se o casal optou por fazer um site próprio para o casamento, uma boa maneira de deixá-lo mais atraente é customizá-lo com as fotos do ensaio. Os convidados irão adorar!
  • Decoração da festa: As opções são variadas. Você pode colocar um quadro ou um mural de fotos no hall de entrada da festa, utilizá-las para decorar o caminho até o altar, colocar porta-retratos nas mesas dos convidados e até mesmo dedicar um espaço próprio no local da festa para a exibição das fotos dos noivos.
  • Lembrancinha: A tradicional lembrancinha, distribuída no final da festa, pode ser estampada ou vir junto com uma foto do casal.
  • Decoração da casa nova: Você pode escolher suas fotos preferidas, colocá-las em um porta-retratos ou mural e ter sempre em vista a memória de um dia especial com o seu amado.

 

A grande proposta do ensaio pré-casamento é registrar momentos genuínos que demonstrem a identidade e a personalidade do casal. Por isso, é importante fazer as escolhas certas antes de realizar a sessão. Questões como roupa, acessórios e locação são definitivas para alcançar o clima desejado.

Saiba o que fazer:

  1. Escolha do tema

É importante escolher um tema que combine com o casal, com o qual os dois se sintam confortáveis. Não tenha medo de inovar. A intenção é fazer algo que seja a cara dos noivos.

  1. Escolha do local

A dica é escolher um local em que o casal se sinta à vontade. Pode ser em um sítio, um parque da cidade, uma praia ou nas ruas de um centro urbano… As possibilidades são infinitas!

Uma ideia interessante é selecionar um local que faça parte da história de amor dos dois, para atribuir ainda mais significado às fotos. Também é importante que a escolha se adeque ao tema.

Atenção!

Dependendo do cenário escolhido e das condições climáticas do dia do ensaio, é importante se ater à necessidade de levar alguns itens de sobrevivência. Se o casal decidir ser fotografado em uma região com mais vegetação, por exemplo, onde é comum a presença de mosquitos, é aconselhável o uso de repelente, para que a sessão de fotos não se torne algo desagradável. Na escolha da opção praia, a dica é levar protetor solar, chinelos e óculos de sol. Fique atento às necessidades do local da sua preferência.

  1. Escolha das roupas

Não há regras. O ideal aqui é vestir aquilo com o que você se sente mais confortável, mas a dica principal é: Se vista de acordo com a temática, o local e com as condições de temperatura da data marcada.

Na dúvida, vale lembrar que menos é mais. Evite o uso de muitas estampas e fique atento à combinação das cores. Procure harmonizar seu figurino com a do seu parceiro (a).

Para as mulheres que escolherem usar vestido, o indicado é vestir, por baixo, um short curtinho colado ao corpo, para evitar o sentimento de insegurança ao realizar certos movimentos.

Para diversificar as fotos, o casal pode levar algumas mudas de roupas, para irem trocando durante o ensaio.

  1. Antecedência

Também não há regras quanto a isso. Porém, a maior parte dos fotógrafos aconselha que esse tipo de ensaio seja realizado com três a dois meses de antecedência em relação à data do casamento. Isso possibilita que o casal utilize as fotos para outras finalidades, como decoração da festa, lembrancinhas e save the date.

Confira agora a opinião de noivas e profissionais da área de eventos:

Luanna, gerente do Buffet Rosa Mística em São Vicente, comenta:

A importância que eu dou para o pré-wedding é muito grande, porque é uma recordação que você tem para o resto da vida. É aquele ensaio maravilhoso que o seu fotógrafo faz, sem ser vestida de noiva. Eu super indico.

A noiva Elaine deixa mais uma opinião:

Para mim super valeu a pena, porque são fotos lindas e muito marcantes pra gente. Eu quis fazer justamente porque eu não iria tirar fotos depois do casamento. Eu preferi ir direto para a minha festa. […] Pra mim, as fotos antes do casamento superaram todas as expectativas. É um momento lindo do casal.

Dorigley, fotógrafo da equipe JW Fotografia, diz:

Em minha opinião, o pré-wedding é muito importante, porque é uma oportunidade de a gente conhecer melhor o nosso cliente e dos noivos conhecerem o nosso trabalho. A gente acaba quebrando o gelo e fica muito mais fácil de, no dia do casamento, ter uma comunicação melhor. […] Fora que rende um material muito bom para colocar no telão (da festa de casamento), no cardápio, em livro de assinatura…. Então eu acho que tem que ter sim.

A noiva Beatriz deixa o comentário:

Eu acho super legal, porque é um momento de ansiedade do casal que está esperando pelo casamento… […] As preparações do casamento acabam sendo bem estressantes e esse acaba sendo um momento para o casal relaxar e se divertir um pouco. Eu não me arrependo. Foi muito bacana.

Texto e Imagens: JW Fotografia.