Sapato da Noiva: Tudo o que você precisa saber para não errar na escolha!

 

No tão esperado Dia D, cada detalhe importa. Seja ele o vestido da noiva ou a fita que irá envolver os bem-casados, é importante separar um tempo para escolhê-lo com carinho. Pensando nisso, decidimos reunir aqui algumas dicas especiais a respeito desse item que, à primeira vista, pode não parecer tão importante ou até mesmo fácil de decidir, mas que tem sim o seu valor e necessita de alguma atenção: o sapato da noiva.

Em primeiro lugar, antes de comprar o calçado, tenha em mente que ele irá sim aparecer, mesmo que o seu vestido seja um longo. Especialmente nos momentos em que você caminhar, subir e descer escadas ou quando estiver sentada. Além disso, o sapato é um componente essencial do seu visual e será o responsável pelo conforto dos seus pés durante esse dia tão especial, por isso, cuidado na escolha!

  1. Considere o local

O lugar onde será realizado o evento pode e deve influenciar diretamente a escolha do tipo de calçado que a noiva irá utilizar.

Em um casamento realizado no campo, por exemplo, deve-se considerar a presença de grama e terra, por isso, o ideal é optar por um sapato com um salto mais grosso e cabedal mais fechado. Já em um casamento na igreja ou salão; a noiva pode utilizar um salto mais alto e fino, que combina bem com a ocasião. Se o casamento for na praia, a noiva pode até se casar descalça e utilizar as chamadas jóias para pés.

  1. Considere o vestido

Pode parecer um detalhe óbvio para algumas, mas vale a pena reforçar: Vestido e sapato devem combinar em estilo e cor.

Vestidos muitos adornados, com rendas e pedrarias, por exemplo, pedem por sapatos mais simples, sem muitas texturas e adereços. Já no caso dos vestidos lisos e minimalistas, é possível deixar o algo a mais do visual por conta do calçado.

Não é obrigatória que a cor do sapato seja a mesma do vestido, porém, vale a pena atentar-se ao caso da cor Off White, que, quando colocada ao lado da cor branca, pode adquirir um aspecto de branco amarelado ou encardido. Uma dica preciosa para não errar na cor do sapato, é levar consigo um pedaço do tecido do vestido para fazer a comparação na hora da compra.

Para as noivas que desejam inovar na hora de escolher a cor do calçado, a dica é ater-se à paleta de cores do buquê ou da decoração do evento, para manter uma harmonia entre as cores.

É importante lembrar também que a barra do vestido deve estar perfeitamente alinhada ao calçado e não o contrário. O ideal é comprar o sapato cerca de três meses antes da cerimônia para que ele esteja presente durante as provas do vestido.

  1. Considere o conforto

Estética não é tudo, é preciso focar também no conforto.

Muitas noivas ficam indecisas quanto a escolha do tamanho do salto. Como já dito anteriormente, o local da festa já influencia muito nessa escolha, porém, fora isso, é recomendado optar por um tamanho de salto que a noiva já esteja habituada a usar, a fim de evitar imprevistos desagradáveis, como dores, cansaço nas pernas, desequilíbrios e até mesmo quedas.

Além disso, fazer uso de palmilhas e modelos meia pata também pode ajudar no conforto. Assim como utilizar os sapatos dentro de casa por algumas horas e dias antes da cerimônia, para que eles se ajustem melhor aos pés.

A noiva também pode optar pela troca de sapato durante a festa, sendo que o segundo pode ser um salto mais baixo que o primeiro, uma sapatilha ou até mesmo uma rasteirinha. O importante é curtir o dia bem do início ao fim!

Para finalizar, aqui vão alguns erros que você deve evitar cometer:

  • Não provar os dois pés antes de comprar o calçado

Você pode não perceber, mas nossos dois pés não são iguais. O que pode estar confortável em um, pode não estar no outro. Por isso, prove os dois pés e passeie pela loja. Um simples caminhar até o espelho não é suficiente para testar o conforto;

  • Comprar o calçado pela internet

Além da importância de se provar o calçado antes de comprá-lo, é preciso ter atenção com sapatos de preços muito baixos. Modelos de alguns sites estrangeiros podem acabar não sendo o que aparentam nas fotos.

E aí, curtiu? Esperamos que nossas dicas possam ajudar você a pisar no altar com o pé direito! Até a próxima.

 

Texto e Imagens: JW Fotografia.