Seis dicas para organizar um Destination Wedding

Já pensou em casar em um local totalmente diferente, como uma vinícola na Itália ou uma praia paradisíaca em Fernando de Noronha? E mais, já sonhou em ter muito mais do que apenas 06 horas de comemoração e passar dias inteiros festejando ao lado das pessoas que mais ama? Pois com esta modalidade de casamento, tudo isso é possível.

O Destination Wedding nada mais é do que um casamento realizado em um lugar diferente daquele de origem dos noivos. Pode ser em uma praia, no campo, em um castelo, em outra cidade, estado e até em outro país. Além disso, enquanto um casamento tradicional costuma durar entre 04 e 06 horas, o Destination Wedding prolonga-se por vezes de 12 horas a dias de duração, justamente por se tratar de uma viagem, geralmente na companhia de amigos e familiares.

É perfeitamente cabível imaginar que um casamente desse porte exija o dobro de dedicação dos noivos durante sua organização, mas não desanime, pois o artigo de hoje veio para mostrar que, com algumas dicas, esse sonho pode sim se tornar realidade.

  1. Escolhendo o Local

Na hora de escolher o destino do seu casamento, é preciso considerar muitos outros aspectos além da beleza da paisagem. Procure saber se o local possui infraestrutura para acomodar seus convidados, tais como hospedagem, restaurantes e até mesmo opções para lazer.

Recomenda-se que o casal realize uma viagem até o destino em potencial para verificar tais informações, além de buscar por locações ou espaços para cerimônia e festa e checar as condições para a realização do evento.

Lembre-se: e melhor prevenir do que remediar, por isso, procure se informar sobre cada detalhe e evite surpresas desagradáveis.

  1. Conhecendo Fornecedores

Evite o deslocamento de profissionais e equipamentos, imprevistos e atrasos, prefira fornecedores do próprio destino. Você pode aproveitar a viagem do tópico anterior para visitar alguns e conhecer seu trabalho. Se possível, contrate uma assessoria de casamento local para te ajudar nessa tarefa.

  1. Convidando com Antecedência

Não deixe para enviar os convites na última hora! Por se tratar de uma viagem que pode durar alguns dias, seus convidados precisarão se planejar, tanto financeiramente quanto em relação a seus compromissos.

Vale fazer um Save The Date e incluir todas as informações que seus convidados precisarão saber para o seu casamento, como local, data, sugestão de hotéis, obrigatoriedade de visto, vacinação necessária, regras para bagagem, etc.

  1. Dividindo as Despesas

Um Destination Wedding não precisa ser caro. Muitas vezes, o custo com um casamento tradicional para 200 pessoas, é o mesmo que o de um Destination Wedding para 30 convidados. E esta é uma modalidade de casamento onde apenas os mais chegados importam, afinal, você passará dias ao lado dessas pessoas.

A divisão dos custos irá depender da opinião pessoal dos noivos e das condições financeiras dos mesmos e de seus convidados, havendo assim duas possibilidades: O casal pode arcar com os custos gerais do casamento, incluindo translado e hospedagem ou deixar esses últimos gastos para os convidados.

Caso você opte por deixar parte das despesas para seus parentes e amigos, é interessante abrir mão da lista de presentes.

  1. Escolhendo a Data Certa

É muito importante conhecer bem o destino no qual ocorrerá o seu casamento. Tratando-se de outros países, as condições climáticas em determinadas épocas do ano podem ser bem desfavoráveis, além disso, é necessário ficar por dentro do calendário festivo e dos períodos de alta temporada (para evitá-los), caso seu destino seja um local turístico. Todas essas são informações cruciais na hora de evitar contratempos.

  1. Criando um Roteiro

Realize uma recepção especial para os seus convidados, a chamada Welcome Party. Aproveite e distribua um kit com itens que os convidados precisarão durante a viagem, como um guia da cidade, protetor solar, repelente, squeeze, etc.

Programe também visitas a pontos turísticos da cidade escolhida para que noivos, amigos e familiares possam conhecer juntos o local onde acontecerá o casamento.

E aí? Pronto para fazer as malas?

 

Texto e Imagens: JW Fotografia.