Dicas para não errar na escolha do seu fotógrafo!

O dia do casamento é um dos momentos mais importantes da vida de uma pessoa. Um evento cheio de emoções no qual cada detalhe é escolhido a dedo pelos noivos. Um momento único e especial. Por isso, nada mais razoável do que investir na procura de um profissional qualificado para registrá-lo da melhor forma possível.

O artigo dessa semana vem trazendo dicas valiosas para você que ainda não sabe como escolher o seu fotógrafo. Confira.

  1. Estilo

Você já pensou a respeito do estilo fotográfico que mais te agrada?

Algumas pessoas podem não se dar conta disso, mas quando falamos de fotografia, não tratamos apenas de nitidez perfeita ou de um bom enquadramento. Cada fotógrafo possui uma sensibilidade e um olhar próprios, que o diferenciam dos demais, e cabe a você procurar por um profissional cujo estilo reflita melhor a sua personalidade.

Você pode começar analisando sua preferência por fotos mais espontâneas e expressivas, como é o caso do fotojornalismo, ou por fotos mais posadas e tradicionais. É importante saber que ambas possuem seu papel em um álbum de casamento. Enquanto o fotojornalismo se encarrega de registrar as emoções do evento, as fotos mais tradicionais caracterizam os retratos de família. O ideal é encontrar um fotógrafo que saiba realizar os dois trabalhos.

  1. Orçamento

Os preços podem variar bastante. É comum que fotógrafos mais famosos e requisitados cobrem um pouco mais por seu trabalho. Desconfie daqueles que prometem muito por preços muito baixos.

Como o trabalho desse profissional é de extrema importância em um casamento, recomenda-se que 10% do orçamento total do evento seja destinado à fotografia.

  1. Conheça o profissional

Após realizar uma pré-seleção, é essencial que você separe um tempo para conhecer um pouco mais a respeito do trabalho dos potenciais fotógrafos do seu casamento.

Além do próprio site do profissional, onde você poderá encontrar um pouco de seus trabalhos anteriores, analise também seus perfis nas redes sociais, como Facebook e Instagram, para ficar por dentro do feedback de seus clientes.

Depois disso, entre em contato com aqueles que permanecerem em sua lista e marque uma reunião presencial. Durante essa reunião, fale a respeito do casamento e de quais são suas expectativas para as fotos. Aproveite para tirar dúvidas e analisar de perto o portfólio do fotógrafo.

Verifique também se há empatia e se o casal se sente à vontade com a pessoa que irá fotografá-los. Embora, possa parecer um detalhe pequeno, ter uma boa relação com o seu fotógrafo faz toda a diferença, afinal, ele estará ao seu lado durante uma parte muito importante da sua vida.

Lembrando que o pré-wedding, que já foi tema da semana aqui no blog, pode ser uma ótima oportunidade para a aproximar noivos e profissional da fotografia.

  1. Combinados e contrato

Aproveite a reunião para tirar dúvidas como: Qual será o estilo utilizado nas fotografias, quantos fotógrafos trabalharão no evento, quais serão os equipamentos utilizados, quantas são as horas de cobertura do evento, qual o horário de chegada dos profissionais, valor da hora extra, número de fotos inclusas no pacote, prazo de entrega das fotos, entre outras. Faça suas anotações e não deixe passar nenhum detalhe.

Não esqueça que todo e qualquer acordo deve constar em contrato escrito, assim, você estará protegido(a) caso algo fuja do combinado.

  1. Antecedência

Não deixe para a última hora!

Se você pretende casar durante a alta temporada, o recomendado é começar a procurar por fotógrafos com um ano de antecedência. Em caso de baixa temporada, recomenda-se iniciar a busca aproximadamente seis meses antes da data marcada.

 

Dica extra: Zele pela coerência na hora de escolher suas equipes de fotografia e vídeo. Dê preferência para equipes que já se conhecem e que estão acostumadas a trabalharem juntas. Evitando, assim, algum possível conflito.

 

O papel do fotógrafo

Para os noivos, o dia do casamento é como um furacão de emoções, que termina em um piscar de olhos. São tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo que fica praticamente impossível prestar atenção em todos os detalhes. Cabe ao fotógrafo então, ser os olhos do evento e registrar cada momento importante e emocionante, para que os noivos possam, posteriormente, recordá-los ou vê-los pela primeira vez em seu álbum de casamento. É ele quem irá contar, através de suas fotos, essa parte tão importante da história de amor de um casal. Portanto, pense com carinho na hora de fazer a sua escolha!

 

Texto e Imagens: JW Fotografia.